suas instituições
Domingo, 26 de Fevereiro de 2006
Associação de Beneficência de Vila Meã

image001.jpg


Memorando


A Associação de Beneficência de Vila Meã é uma instituição de solidariedade social fundada em Janeiro de 1953 por António Pinto Marques, com o objectivo de promover, social e culturalmente as populações da área de Vila Meã. Graças á generosa compartição efectuada por elementos da família de Raimundo Pereira Magalhães, economicamente poderosa, radicada no Brasil, mas com origens e ligações a Vila Meã, foi possível edificar, para além de um conjunto de trinta habitações sociais, (Bairro Brasil) um magnifico edifício destinado a centro de convívio e lazer, (Cine Teatro Raimundo Magalhães) único na época, onde se instalou uma casa de espectáculos para cinema e teatro, um magnifico salão de festas e, ainda, um centro de convívio social. Havia, ainda antes desta edificação, um forte movimento de carácter cultural tendo sido criado um grupo cénico o qual levou à cena algumas peças de teatro de revista, originais, e também a exibição de filmes, tudo isto em instalações improvisadas em armazéns e garagens. Com a edificação do cine teatro, passou a instituição a promover ai as suas actividades de teatro e cinema, assim como a realizar festas com vista à angariação de fundos para sustentar a componente de solidariedade social que muito pesou no espírito da fundação desta instituição.


Ao longo de todos estes anos tem sido relevante o papel desempenhado por esta instituição em prol do desenvolvimento das populações da sua área de intervenção, como se descreve:


- Habitação social. Promoção da habitação social graças à edificação de um bairro de trinta habitações – Bairro Brasil – destinado a famílias de fracos recursos financeiros.


- Exibição de cinema, criação do grupo de teatro próprio levando a efeito a realização de diversas festividades no Cine Teatro Raimundo Magalhães.


 - Criação de uma escola de música onde se ministra o ensino da música por professores devidamente licenciados isentando-se de qualquer propina os alunos de mais fracos recursos.


- Concessão de bolsas de estudos a estudantes oriundos de família mais necessitadas.


- Concessão de género alimentares a famílias carecidas ou surpreendidas por infortúnios ocasionais.


- Distribuição, pelo Natal e Páscoa, de géneros alimentares e vestuário pelas famílias mais necessitadas da sua área de intervenção.


-Apoio na doença, através da concessão directa de medicamentos ou alimentos específicos, para casos de manifesta necessidade.


-Apoio no pagamento de renda de habitação em casos onde, ocasionalmente, o rendimento do agregado familiar sofreu redução por motivos imprevistos. ~


-Colaboração com todas as instituições da área, nomeadamente através da cedência das instituições do Cine Teatro, sempre gratuito, para que essas instituições ai promovam as suas actividades de índole sócio – cultural.


-Participação activa no Programa Escolhas - criando nas suas instalações um Espaço Informático com acesso gratuito à Internet - dando formação nesta área de forma contínua e gratuita a toda a população


- estabelecendo Protocolos com os agrupamentos de escolas para uso desse espaço, com Formador contratado pela Associação


- colocando ao dispor das escolas espaço para apoio a alunos na sua recuperação académica e ocupação de tempos livres, criando e comparticipando na escola de Karaté para os mais jovens


Muito mais faremos com a participação de todos.


Daqui resulta, obviamente, o interesse desta instituição para a comunidade onde se encontra inserida. Inscreva-se como Associado Participe na realização destes objectivos Compareça às nossas iniciativas



publicado por RC às 11:22
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

O Pelourinho

Associação Cívica Para a ...

O Folclore em Vila Meã

O Folclore em Vila Meã

O novo Brasão de Vila Meã

Clube de Caça e Pesca de ...

Atlético Clube de Vila Me...

Associação Humanitária do...

Externato de Vila Meã

Associação de Beneficênci...

arquivos

Março 2006

Fevereiro 2006

Novembro 2005

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds